Você sabe a importância de legalizar a sua empresa?

Você sabe a importância de legalizar a sua empresa?

Começar a empreender no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Além de precisar conhecer as especificidades do mercado que deseja trabalhar, o empreendedor também irá precisar lidar com questões burocráticas essenciais para o a abertura de uma empresa e seu desenvolvimento.

Como por exemplo durante o processo de legalização, onde é necessário conhecimento técnico e domínio de conhecimentos específicos desta área.

Diante disso, abordaremos a seguir informações relevantes sobre a importância do processo de legalização de uma empresa. Quer saber mais? Continue, sua leitura.

O que é necessário para legalizar uma empresa?

Antes de iniciar o processo de legalização de sua empresa é necessário estar atento a alguns quesitos, como por exemplo:

Planejamento de negócio

Em primeiro lugar é necessário elaborar um planejamento estratégico que possa definir os aspectos fundamentais como por exemplo:  público alvo, tipo de empreendimento, atividades a serem desenvolvidas e etc.

Neste momento também será necessário verificar se o processo de abertura de sua empresa está sendo viável.

Tenha uma contabilidade

Procurar uma contabilidade especializada será fundamental para que todo o processo possa ser realizado de forma correta.

Através da elaboração do planejamento tributário será possível identificar qual o regime tributário adequado para sua empresa, podendo ele ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Estres três tipos de regimes, possuem especificidades e adoção feita de forma correta irá beneficiar a sua empresa para que ela não acabe pagando mais imposto do que realmente será necessário.

A Sr. Organize, pode te ajudar neste momento! Entre em contato com os nossos consultores e envie a documentação solicitada.

Inscrição em órgãos públicos

Dependendo da natureza jurídica de sua empresa, será necessário também realizar o seu registro na Junta Comercial ou em um cartório de sua cidade.

No caso das sociedades limitadas, também será preciso emitir o contrato social, sendo este um documento fundamental que possui todas as informações sobre as cotas de participação, endereço do negócio, ente outras informações sobre a participação societária.

Após a realização, da inscrição pela Junta Comercial, sua empresa precisará se registrar nos órgãos da Receita Federal, realizando o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ. E em casos específicos as empresas precisaram se inscrever também na Secretaria da Fazenda Estadual.

Sendo importante que sua empresa também realize o seu cadastro junto a Previdência Social. Além disso, em alguns casos, também é preciso fazer a emissão do alvará de funcionamento, que poderá ser emitido pelas repartições em seu município, além de precisar atender exigências especificas para o seu funcionamento.

Leia também: Alvarás e Licenças Municipais em Belo Horizonte

importância de uma empresa legalizada

Quais as vantagens de ter uma empresa legalizada?

Agora que você já saber como legalizar a sua empresa, vamos te apresentar algumas vantagens deste processo. Confira logo abaixo:

Direito à previdência social

Uma empresa devidamente legalizada, proporciona aos seus funcionários e sócios possam recolher os seus direitos trabalhistas, por meio do pagamento da contribuição mensal do INSS. Desta maneira, a empresa assegura os direitos a previdência de todos os seus colaboradores, além de evitar o ajuizamento de demandas trabalhistas e pagamento de multas.

CNPJ regular

O CNPJ é a verdadeira carteira de identidade de uma empresa, sendo utilizados para a maioria de suas transações sejam elas feitas de forma partícula ou de poder público.  Possuir um cadastro regular, irá contribuir na prospecção de seus novos clientes como também na divulgação de seu serviços e produtos.

Está por sua vez pode acabar se tornando uma estratégia de marketing interessante, uma vez que a consulta do CNPJ pode ser feita através da internet.

Relacionamento com fornecedores

Estar com sua empresa regularizada e possuir CNPJ, contribui para que a empresa possa fornecer notas fiscais de seus serviços. Contribuindo assim para uma maior segurança e confiança na relação com seus fornecedores.

A consolidação destes laços aumenta a possibilidade de negociações, parcelamento e ofertas de preços mais favoráveis.

 Afinal qual a importância de legalizar a sua empresa?

O processo de legalização de uma empresa é crucial para seu amplo funcionamento. Além disso contribui na proteção de seu patrimônio e apresenta benefícios e incentivos fiscais.

Quando uma empresa vive na ilegalidade o pagamento com multas pode acabar gerando mais prejuízos do que realmente é necessário para manter uma empresa funcionando de acordo com a lei.

Uma empresa 100% legalizada, poderá ampliar as vendas de seus serviços e produtos por meio dos processos de licitações dos órgãos públicos, desta maneira ela aumentará a sua carteira de clientes e lucratividade.

Gostou de nosso conteúdo? Então aproveite para compartilhar nossos artigos em suas redes sociais e amigos.

Acesse nosso blog e leia também: Abrir empresa em BH sem custos

[/vc_column_text]
[/vc_column][/vc_row]

Dúvidas na abertura de empresa em bh
Share

abc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat