7 Dicas de como reduzir os custos financeiros da sua empresa

7 Dicas de como reduzir os custos financeiros da sua empresa

Mercado competitivo, carga tributária, crise econômica, redução de custos, etc.  Se você é empreendedor, com certeza tem ouvido bastante estas palavras e sentido seu efeito devido à instabilidade econômica dos últimos anos.

Sabemos o quão é importante se manter competitivo no mercado e buscar o crescimento estruturado para sua empresa é importante. Por este motivo, a redução de custos se tornou uma tarefa essencial para a rotina de qualquer negócio.

Como economizar agora é a palavra da vez, preparamos para você 7 dicas de como reduzir os custos financeiros da sua empresa. Vamos lá?

1-Faça uma análise de seus custos atuais

O primeiro passo para elaborar uma estratégia que visa reduzir seus custos analisar quais são os seus custos atuais, com que a sua empresa está gastando.

Muitos empreendedores, não sabem identificar quais são as despesas de seu negócio e, por isso, acabam gastando mais do que o necessário. Desta maneira, ressaltamos a importância do registro de todas as entradas e saída de seu fluxo de caixa.

Desde a compra de matéria-prima até os pequenos cafezinhos. De início, estes pequenos valores podem parecer irrelevantes. Contudo, a sua soma pode resultar em um montante bastante significativo.

Por meio da análise de custos, é possível que um gestor possa entender quais são os setores bem como suas atividades que estão gerando maiores despesas do que realmente seria o necessário. A partir disso, fica mais fácil gerar estratégias que possibilitam a redução de custos.

2-Otimize seus processos

Um grande vilão das empresas quando o assunto são os seus custos é a ineficiência das atividades administrativas e organizacionais. Quando um trabalho é realizado de forma eficiente a empresa começa a gastar menos com hora extras, energia elétrica, etc.

Desta maneira, a tecnologia se tornou uma verdadeira aliada das organizações. E vem auxiliando diretamente diversos setores de uma empresa como, por exemplo, no setor financeiro com suas operações diárias, registros de contas, fluxo de caixa, dentre outros.

Além de contribuir para que as atividades operacionais possam ser executadas de forma eficiente, também contribui para a organização de informações e análise de dados.

3-Renegocie com seus fornecedores

É papel de um gestor, junto com sua equipe, analisar as compras e serviços realizados no último período e entender quais foram os termos de preço e prazo acordados. Ao fazer isso, é possível estudar a melhor forma para renegociar com os seus fornecedores.

Mesmo que ser fiel a um mesmo fornecedor possa lhe trazer inúmeras vantagens, é preciso estar atento aos preços e condições de compras que a concorrência está oferecendo.

Além disso, esta é uma ótima tática que pode ser usada no momento de renegociar os seus atuais preços com seus fornecedores.

4-Terceirize serviços

A terceirização de serviços tem se tornado um importante processo, adotado cada dia mais pelas pequenas e grandes empresas.

Esta alternativa contribui na redução de custos fixos, como, por exemplo, ao terceirizar um setor produtivo de sua empresa, é possível ganhar mais espaço em sua organização, além de reduzir os seus gastos com locação, dentre outros benefícios.

Também é possível terceirizar os serviços realizados de forma esporádica e contratá-los somente quando for necessário como, por exemplo, freelancers.

5-Crie metas de redução de custos

A redução de custos deve ser realizada após um estudo profundo das atividades da empresa. Sendo assim, ela pode ser trabalhada com metas mensuráveis e realizáveis.

Como, por exemplo, a conta telefônica está alta, diante disso, é possível orientar aos seus colaboradores que eles passem a explorar outras formas de comunicação que sejam eficientes e o mais importante que sejam gratuitas, como o uso de Skype e WhatsApp.

Outro gasto relevante e pode acabar passando despercebido são as falhas operacionais do setor produtivo. Assim, é possível elaborar estratégias que visam reduzir os custos com as falhas operacionais por meio de treinamentos internos e metas corporativas.

Logo, é importante realizar uma análise de seus custos e abordagem de estratégias que visam reduzi-los de forma contínua em sua empresa.

6-Implante um banco de horas

Uma importante alternativa que pode ser adotada por empresas que desejam eliminar os seus custos com o pagamento de horas extras é realizar o registro do trabalho feito de forma excedente em forma de banco de horas.

Assim, as horas trabalhadas a mais podem se transformar em folgas ou ser utilizadas no dia que o funcionário precisa se ausentar por motivos de saúde, prolongar seu período de férias e, até mesmo, emendar feriados, dentre outras possibilidades.

Contudo, tenha atenção, a compensação destas horas extras devem ser realizadas dentro do ano corrente, caso contrário a sua empresa pode acabar tendo problemas como a legislação trabalhista.

7-Analise os benefícios concedidos pela sua empresa

Os benefícios concedidos pelas empresas, acabam sendo supervalorizados por seus colaboradores. Contudo, muitas empresas acabam investindo mais do que necessário e não realizam uma análise de qual o retorno de seus benefícios para os seus colaboradores.

Por isso, é importante manter sempre uma postura crítica a respeito de seus benefícios concedidos sem deixar que o valor possa acabar gerando prejuízos ao caixa de sua empresa.

Portanto, para que a redução de custos possa ocorrer de forma eficiente, a sua empresa irá precisar analisar todos os seus processos, tendo como principal objetivo a sua redução de seus gastos.

Assim, é possível realizar estratégias que visam contribuir para o crescimento de uma organização tornando mais produtiva e competitiva no mercado.

Gostou de nossas dicas? Comente aqui embaixo quais estratégias que colaboram para a redução de custos você tem implementando em sua empresa. Queremos conhecer a sua experiência!

Aproveite para ler: Como melhorar a gestão do seu escritório contábil. Acesse nosso blog e fique por dentre de nosso conteúdo.

Acesse nosso blog e leia também: Abrir empresa em BH sem custos

[/vc_column][/vc_row]

Dúvidas na abertura de empresa em bh
Share

abc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat