BPO: O que é e quais as vantagens?

BPO: O que é e quais as vantagens?

Se você possui uma empresa, com certeza já ouviu falar ou pensou em terceirizar alguns processos, correto?

Atualmente, muitos empresários têm optado por contratar os serviços que os auxiliem com os seus processos burocráticos e desenvolvimento de tarefas secundárias.

Quer saber o que é BPO e quais as suas vantagens? Confira nosso artigo agora mesmo.

O que é BPO?

A sigla BPO corresponde a Business Process Outsourcing e que compreende o processo de terceirização de serviços, contratados por uma empresa que opta por receber auxílio na execução de determinadas tarefas.

Diante disso, por meio deste método, é possível controlar os gastos, reduzir custos, aumentar a sua produtividade, etc.

Sendo assim, um empreendedor tem como principal objetivo, ao contratar os serviços de BPO, o apoio no desenvolvimento de suas atividades operacionais, como também foco estratégico.

Ou seja, os serviços de BPO possuem foco na implementação de uma cultura de alta performance dentro das empresas, bem como a valorização da qualidade de suas atividades, distribuindo funções adequadas para cada setor, a fim obter melhores resultados.

Quais as principais tarefas que podem ser terceirizadas?

Atualmente, os serviços de BPO tem exercido grandes impactos nas atividades de muita empresa. Diante disso, resolvemos listar para vocês quais são as principais tarefas que podem ser terceirizadas, veja seguir:

Infraestrutura de TI

O BPO, neste setor, possui o desenvolvimento das atividades do setor de Tecnologia da Informação, por exemplo, os seus serviços de infraestrutura, manutenção do data center, serviços de suporte, dentre outros.

Desta maneira, o seu principal objetivo é fornecer apoio na execução de sistemas e dispositivos, reduzindo a ocorrência de erros e aumentando o desempenho de suas equipes.

Análise de informações

A análise de dados e informações é uma importante ferramenta que pode ser otimizada por meio do BPO, permitindo que estratégias mais eficazes sejam criadas de acordo com o cenário mercadológico e seus serviços.

Além disso, auxilia na análise de relatórios de forma mais precisa, que possam impactar de maneira positiva, trazendo para empresa um retorno financeiro maior.

Acompanhamento de processos jurídicos

Os desenvolvimentos de esferas jurídicas também podem sem simplificados por meio do BPO, que irá contribuir no alinhamento de seus serviços e acompanhamento dos processos judiciais, como, por exemplo, durante a elaboração de contratos de serviços e emissão de patentes.

Assim sendo, conseguindo realizar uma maior redução de custos em seus processos jurídicos, além de assegurar a sua legalidade.

Gestão Financeira, Contábil e Fiscal

Para o melhor desenvolvimento de uma gestão financeira, contábil e fiscal, o BPO irá orientar qual a melhor data para a realização do pagamento de seus impostos e tributos. Deste modo, garantindo uma maior segurança para o empreendedor durante suas transações e agilidade.

Aplicação do BPO no setor financeiro

O BPO financeiro irá orientar o empreendedor durante todo os seus processos financeiros, fiscal e tributário. Confira a seguir, as principais vantagens de contratar os serviços de BPO Financeiro:

  • Auxílio na execução de obrigações acessórias;
  • Redução de investimentos;
  • Acompanhamento da legislação;
  • Orientação ao gestor fiscal, focando no desenvolvimento de estratégias;
  • Controle na entrega de serviços e demandas;
  • Dentre outros.

Desta forma, a implementação do BPO financeiro, irá fornecer apoio desde a equipe de TI, como também de departamento pessoal, política e compliace, unindo o interesse das demais áreas de uma empresa, possibilitando assim um maior desenvolvimento de suas atividades.

Aproveite para ler: BPO Financeiro – Como a terceirização pode ajudar sua empresa?

Como escolher uma empresa parceira para o BPO?

Agora que você, leitor, já compreendeu o conceito do Business Process Outsourcing, deve estar pensando: como vou escolher uma empresa como para o BPO?

Diante disso, ao escolher uma empresa como parceira, será necessário avaliar três elementos fundamentais:

  1. Conhecimento e experiência neste setor, além de possuir um portfólio de clientes com processos geridos e de sucesso;
  2. Realizar uma consultoria especializada com foco na transformação, inovação e otimização;
  3. Acompanhamento nos processos de TI, auxiliando no gerenciamento e automatização de atividades, garantindo uma maior eficiência na análise de dados além de uma maior segurança no armamento de documentos.

Portanto, ao concluir, podemos afirmar que quando um empreendedor opta por terceirizar certo setor da sua empresa com especialistas a demanda diária de sua empresa, ele garante mais tempo e produtividade, podendo focar no core business de seu empreendimento.

Sua empresa busca automatizar os processos internos e se manter em dia com suas obrigações fiscais e tributárias? Entre em contato, com nossa equipe.

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