Atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Devido à alta competitividade no mercado e a grande variedade de oferta tanto de produtos como serviços, torna-se complicado manter a atenção e preferência de seus consumidores.

Desta maneira, a grande solução é investir em atendimento como diferencial competitivo. Os funcionários de uma empresa, possuem uma grande parcela de responsabilidade no sucesso e crescimento de um empreendimento.  Isso Se dar principalmente porque eles fazem o primeiro contato com os seus consumidores como também responsáveis por manter um relacionamento constante.

Quer saber como elaborar um atendimento de excelência com os seus clientes e assim ter um diferencial competitivo? Fique por aqui e faça sua leitura.

5-Dicas de como alcançar um atendimento de alta performance

Para que uma empresa possa atingir o maior nível de excelência tanto com a sua equipe de colaboradores como também com os seus clientes é preciso criar estratégias que possibilitem trabalhar a confiança, fidelização e retenção de seus clientes.

Desta maneira é preciso trabalhar uma cultura organizacional, que incorpora toda a importância de prestar um bom atendimento e que compartilhe a missão e os valores da empresa.

1-      Atendimento personalizado

Devido ao grande número de empresas e opções no mercado, o que torna um cliente um consumidor fiel dos serviços de uma empresa é a sua experiência com ela.

Quanto mais ele se identifica e se sente importante, mais confiança ele terá com os serviços da marca.

Assim, o primeiro passo será conhecer os seus clientes e entender melhor o seu comportamento no mercado. Identificando quais são os seus principais hábitos, costumes, preferências e vários outros aspectos.

2-      Compreenda suas necessidades

A partir do momento que um gestor buscar entender todas as informações de seus consumidores ele passa a entender de melhor maneira quais são as suas necessidades.

Portanto, é preciso realizar uma profunda analise dos produtos ou serviços prestados que apresentam uma solução. Logo, os seus clientes terão suas expectativas atendidas ou até mesmo superadas.

3-      Jornada do cliente

Faça o planejamento da jornada do cliente, valorizando assim a sua experiência bem como a sua expectativa com a empresa.

Entenda que você não vende apenas um produto e sim você vende valor. Logo é importante que um gestor se comprometa tanto com os seus clientes como também em suas necessidades.

4-      Cumpra os compromissos

Um dos principais aspectos negativos para um cliente, é quando o atendimento de uma empresa não cumpre um determinado combinado.

Especialmente, quando falamos do momento de contratação de serviços ou compra de produto.

O cumprimento de prazos, também é um fator muito importante. Por exemplo, quando um colaborador, afirma para um cliente que irá dar o retorno sobre o seu problema em uma data específica. Ele tende a aguarda o posicionamento da empresa, nesta data específica e caso não receba nenhum posicionamento da empresa ele poderá se sentir desrespeitado. E com razão, ele não voltará a procurar a empresa em suas futuras compras.

Além disso, um cliente insatisfeito tende a se posicionar negativamente sobre os seus serviços, seja comentando com seus familiares e amigos ou reclamando nas redes sociais e sites.

5-      Relacionamento

Criar um relacionamento com o cliente, após a realização de sua compra é um dos maiores diferenciais competitivos que uma empresa pode oferecer.

Desta forma, a construção de um relacionamento, que agregue e valide a confiança do cliente com os serviços da empresa e o transforme em um verdadeiro fã do negócio.

Aumentando assim o sentimento de satisfação e entrega de benefícios aos seus consumidores, como por exemplo, novas aquisições, indicações, divulgações de forma espontânea e etc.

Faça a venda do intangível ser um diferencial competitivo

Um atendimento de qualidade, engloba todos os quesitos como a educação, respeito, agilidade e qualidade do produto ou serviço prestado.

Contudo, as principais empresas concorrentes também podem trabalhar estes mesmos quesitos e desta forma também oferecer um bom atendimento e uma positiva, desta forma eles também estavam trabalhando um forte diferencial competitivo.

Logo é preciso fazer pesquisas de mercado e assim elaborar estratégias que permitem, a empresa, oferecer não somente os melhores preços e como também o melhor atendimento. Além disso é possível realizar campanhas de marketing e peças publicitárias que explore diversas sensações e complementam a sua experiência de compra.

Agora que você já leu o nosso texto, está pronto para investir no atendimento ao cliente como diferencial competitivo? Deixo no campo abaixo o seu comentário ou possíveis dúvidas.

Aproveite para ler nossas “7 Dicas de como reduzir os custos financeiros da sua empresa”. Este e mais outros artigos estão presentes em nosso blog.

 

Acesse nosso blog e aproveite para ler: Porque terceirizar o processo de legalização da sua empresa?

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